“Discriminação é a bola da vez” ou “como Silas Malafaia adultera as regras do jogo”.

Por Ana Vitória Sampaio*

Evanelicos-x-LGBTS

No dia 05 de abril o pastor Silas Malafaia publicou um artigo um tanto tendencioso na Folha de São Paulo (clicar na imagens para ler o texto completo). Não há nada de diferente do discurso que Malafaia está acostumado a pronunciar, seja em seus cultos ou em seus programas de tv. Mais uma vez o pastor bate na tecla de que a homofobia só existe se um homossexual for assassinado ou agredido fisicamente. Se seguirmos a mesma linha de raciocínio, o machismo e o racismo também só existem quando uma mulher ou um negro sofrem violência física por serem quem são. Quando uma mulher é chamada de vadia ou burra pelo seu gênero, não deve ser considerado sexismo para Malafaia, apenas “liberdade de expressão”. Nem preciso dizer o quão ridícula é a explicação de que alguém não é racista por ter ascendência negra. Ser uma nação absolutamente miscigenada não impediu que a escravidão sobrevivesse por séculos, afinal, os mais bem sucedidos caçadores de escravos eram capitães do mato negros.

silasmalafaiafolhadia05deabril

Religiosos fundamentalistas já aprenderam uma certa estratégia. Como na Constituição Federal de 1988 a liberdade religiosa é assegurada pelo art. 5º em que diz “VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, estes alegam ter esse direito cerceado quando sua homofobia é questionada. Querem transformar os discriminados em discriminadores, afinal, pode-se falar absurdos contra gays, mas estes não podem se defender. Talvez seja essa a razão pela qual apresentem forte resistência em relação ao PLC. 122, afinal, uma vez que o projeto passar, a discriminação contra sexodiversos será punível, e tal disposição estará ao lado de crimes que violam a liberdade de crença.

silasmalafaiafolhadia05deabril2

Mas nem precisamos atacar a crença para sermos chamados de ditadores anti-religiosos gayzistas. Basta questionarmos a homofobia e outros tipos de atitudes discriminatórias. Em seu artigo, Malafaia parece jogar no lixo o diploma de psicólogo, uma vez que um profissional da área deveria saber o quão devastador é ouvir certas coisas, do contrário os consultórios estariam vazios. E sim, quando fundamentalistas comparam gays a pedófilos, zoófilos, necrófilos e viciados em drogas (Joelma que o diga), isso é altamente ofensivo. Mas não pensemos que Malafaia e os seus agem por ignorância. Talvez parte de seu público fiel sim, mas eles não. Sabem que incitam o ódio e declararam uma guerra para assegurar o direito de continuarem discriminando.

silasmalafaiafolhadia05deabril3

O pastor também ignora que os sexodiversos não foram os únicos ofendidos pelas declarações de Marco Feliciano. Mulheres, negros e seguidores de religiões afro-brasileiras também foram vítimas, como é possível comprovar em diversos vídeos e textos disponibilizados na internet. Malafaia quer passar a impressão de que apenas o ativismo LGBT está fazendo pressão no Congresso, esquecendo-se dos outros grupos discriminados. E, como não poderia ser diferente, o autor também coloca os nossos atos como uma forma de camuflar outros absurdos do cenário político brasileiro. Mais uma vez quem não faz nada vem cobrar de quem faz, decidindo o que é digno ou não de atenção.

A luta pela defesa do Estado Laico e dos direitos humanos não vai terminar enquanto os mesmos não forem respeitados da forma que merecem. A cada reunião da CDHM, estando aberta ou não ao povo – aquele que paga o salário de Feliciano, inclusive – estaremos presentes, munidos de nossos gritos de ordem e opinião, afinal, o direito à liberdade de expressão não está limitado ao local da fala dos pastores aos seus fiéis.

 

* Ana Vitória é historiadora e ativista. Atualmente está cursando mestrado em História na Universidade de Brasília, no qual trabalha com as discussões acerca da secularização do casamento e do divórcio no Brasil oitocentista.